9 de junho de 2013

A brisa de Momo

Hoje fui passear até Coimbra e levei comigo uma brisa para deixar. 

Adoro Coimbra. É uma cidade que me encanta realmente. E desta vez fui, novamente, até ao Mosteiro de Santa Clara a Velha ver uma peça de teatro. Aliás, a mesma peça. Já em Outubro de 2012 lá tinha estado. No entanto gostei tanto que agora, ao reporem a peça, não perdi a oportunidade de voltar.

O Mosteiro de Santa Clara a Velha foi restaurado e "retirado" de debaixo das águas. Está que é ma maravilha. Lindo e encantador. Dá um prazer enorme passear lá já que o trabalho foi muito bem feito e está um lugar agradável, mesmo a parte do museu inserida já num edificio com linhas muito modernas.

A peça em questão é Momo, de Michael Ende. Sou uma apaixonada por este livro. Encanta-me a sua história de tão simples e com tanto significado ao mesmo tempo. (Podem ver a minha opinião do livro aqui: http://aarvoredoslivros.blogspot.pt/2012/07/momo-de-michael-ende-opiniao.html)
A história é lindissima e aplica-se tanto a crianças como adultos, já que é uma daquelas histórias intemporais. É levada a cena pelo grupo de teatro Fatias de Cá (desculpem novamente a publicidade). E está tão bem adaptada que não me desilude em nada. Pelo contrário. Cada vez  que saio da peça tenho imensa de vontade de reservar para ver novamente.

Levei comigo uma brisa em forma de coração que deixei em cima do muda fraldas da casa de banho das senhoras. Consigo trazia uma passagem do livro Momo:

“Há um grande segredo, que apesar de tudo é diário. Todas as pessoas participam dele. A maior parte limita-se a aceitá-lo sem o questionar. Esse segredo é o tempo.
Há calendários e relógios para o medir, mas pouco significado têm, pois todos sabem que uma única hora pode parecer uma eternidade ou então passar como um instante – consoante aquilo que se vive nela.
Porque o tempo é vida. E a vida mora no coração.”



Não sei porquê aquele coraçãozinho estava dificil de sair do lugar. E mesmo quando a peça terminou ainda se encontrava no mesmo sitio. Terão tido vergonha de o levar?
Espero que o encontrem brevemente e que o possam levar para um lugar "seguro". E quem sabe dar notícias ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário